Fingimos ser cidadãos

Postado por Unknown às 06:50


“ Ser cidadão é gozar dos direitos civis e políticos num Estado, submetendo-se a deveres para com esse mesmo Estado. (...) Um bom cidadão respeita as leis do ser país, acata as autoridades, cumpre os deveres cívicos que lhe são impostos e se esforça pelo progresso e engrandecimento da Nação”

  • Quem se envergonha em sonegar ou omitir impostos?

  • Quem vota examinando com cautela os candidatos e suas propostas? E nunca,mediante interesses de empregos... de dinheiro para satisfazer sua vaidade ou fins financeiros?

  •  Quem se considera como um soldado, servindo com Amor a sua Pátria?

  •   E quem acredita que, Deus é o fundamento da ordem social perfeita?

Pois a fidelidade é a expressão maior do caráter, nisto um bom cidadão é fiel em tudo: á Deus, á Pátria, ao cônjuge se casado, aos filhos, aos pais, aos amigos, a associação de que fizer parte, ao partido político a que pertencer.

  •  Quem se esforça no cumprimento dos deveres frente ao Estado? Na qual: sendo professor ensinará com assiduidade e conscientemente? Sendo aluno dedicará com estima e venera seus estudos e mestres? Sendo Juiz ministrará a justiça com diligência e inserção? Sendo parlamentar elaborará leis para que os supremos interesses da Pátria fossem atendidos? Sem consideração de outros interesses que não sejam os da justiça e do equilíbrio social.

  • Sendo funcionário detestará a negligencia, a protelação, a irresponsabilidade, dando rápido andamento aos papeis e jamais paralisando-os ou precipitando seu andamento segundo o suborno ou preferências pessoais?

  •   Sendo operário não trabalhará maquinalmente como um ser irracional? Sendo medido fará da sua profissão um sacerdócio? Jamais mercantilizando-a com o olho posto exclusivamente para o dinheiro. Sendo engenheiro estará aberto aos abusos hoje tão comuns nas construções de obras do Governo? E sendo jornalista ou radialista informará não somente com espírito de verdade, mas contribuirá para elevação cultural e moral do povo?
    ato realizado no Dia do Basta á Corrupção em Itapajé, dia 21 de Abril de 2013. A frase acima refere-se a crítica dos papeis desempenhados por todos nós, onde brincamos de ser cidadãos e eles brincam de ser políticos.
Tudo isto constitui o conjunto de preceitos e normas para o exercício patriótico da cidadania.

0 comentários:

Leave a Reply

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

não achou o que queria?